Assary Clube de Campo
Trabalhe Conosco

Institucional

Há quarenta e nove anos, era apenas um sonho.

Era um plano de tornar o convívio social mais agradável, de reunir famílias, de integrar as pessoas ao redor de ideais comuns.

O Assary Clube de Campo é, de muito tempo, motivo de orgulho para a cidade de Votuporanga.

Mais do que um cartão de visitas, é um patrimônio construído com o trabalho árduo e o esforço de muitos que pelo Clube passaram.

Quem diria que aquele pequeno córrego onde os garotos iam divertir-se fosse transformar-se no belo Assary Clube de Campo de hoje? O clube foi fundado no dia 7 de Outubro de 1964 por iniciativa de Abílio Calile, Oswaldo Alvarez de Campos e Horácio Correa de Moraes, na época, proprietários da Imobiliária Votuporanga, que iniciou a construção do patrimônio.

No começo existiam apenas uma represa, alguns barcos, um bar, uma quadra de futebol de salão, uma de futebol de campo e uma pequena sede social.

Um pouco mais...

Tudo começou na década de 60. Votuporanga, uma cidade que começava a se sobressair na região, tanto pelo crescimento vultoso que estava tendo, como nas atividades de liderança.

Na época, a cidade contava com apenas um clube para satisfazer a área recreativa.

Daí, um grupo de pessoas de que devemos citar os nomes de Oswaldo Alvarez Campos e Horácio Correa de Moraes, encabeçadas pelo Dr. Abílio Calile, resolveu, sob a forma de empreendimento comercial, fundar um clube de campo o que absorveria um número muito grande de interessados.

Ser-lhe ia dado o nome de Assary (denominação de uma palmeira da Amazônia), que passou a ser o símbolo do clube.

Inicialmente, este grupo adquiriu, com recursos dessa sociedade, a área onde hoje funciona o Banespinha, para a construção da sede do Assary Clube de Campo.

Posteriormente, optaram por uma área mais próxima da cidade e então foi adquirida dos srs. Christovan De Haro, Gabriel Jabur, José Passos Correa e Valdevir Guena, local onde funciona o Assary Clube de Campo.

Após ter sido denominada a área para instalação do clube, passaram a ser comercializados os títulos que até então seriam para bancar as despesas de construção da sede do clube. Na época, houve um pouco de dificuldades para se efetuarem as vendas.

Mas, apesar dos obstáculos enfrentados, obteve-se o apoio integral de votuporanguenses de todas as classes sociais que incentivaram o término do empreendimento.

Entre centenas de abnegados, temos a obrigação de citar o nome de Miguel Nunes Chaves (posteriormente guindado a presidência do clube) e os componentes da família Bianchini (o saudoso Zezão, Robertão, Rodolfo e Agostinho) que com suas pesadas máquinas e grande vontade, fizeram todo o serviço de terraplanagem, além de reconstruírem o lago das nove vezes que ele veio a arrebentar.

A partir daí se desencadeou um enorme crescimento do Clube da qual da gestão de Abílio Calile se constituiu a antiga sede social (hoje já demolida), a antiga lanchonete as margens do lago, a construção do campo de futebol e o campo de bochas. Vale a pena lembrar que isso tudo não se deu de uma só vez.

Tudo foi feito com muito esforço e dificuldades, as quais foram superadas.

O Assary é o que é pela arrojada vontade de se ter um clube de campo, de pessoas que têm o agradecimento e o respaldo não só da cidade, como de todo quadro associativo.

Em primeiro lugar está a pessoa do Dr. Abílio Calile,que liderou do começo ao fim esse empreendimento, o qual estamos abrindo parênteses para frisar um profundo agradecimento.

O 1º presidente eleito

O Assary deixo em 1973 de ser um empreendimento comercial, quando foi feita a primeira eleição para presidente, tendo sido eleito Moacir Rodrigues Contreiras, pelo voto dos associados.

Daí em diante o Assary Clube de Campo constava de uma área de 3,1 Alqueires, um patrimônio ainda pequeno mas já existia uma cobrança no sentido de ampliação, ao forte crescimento do quadro associativo.

Uma das necessidades dessa gestão foi a construção de uma portaria para a identificação dos associados, do asfaltamento do sistema viário e atentou-se ara a instalação da iluminação do mesmo.

Houve também a necessidade da construção de uma quadra de futebol de salão e a ampliação do clube, no sentido promocional, iniciando-se os bailes sociais e carnavalescos.

O início do parque aquático

Em 1978, assume a presidência, Darci Pereira de Moura, que acompanhou o Assary, desde a gestão anterior.

Darci iniciou uma nova fase na AdminPanelinistração do clube com o recadastramento de todos os associados, com a intenção de normalizar seu número, que na época estava excessivo, fazendo então o quase impossível.

Outro passo importantíssimo foi a regularização definitiva de escritura da área total do clube. Partindo para outra área, sentia-se a necessidade da construção de mais uma quadra para a prática de futebol de salão, a qual foi feita.

Em 1979, começava tornar-se realidade a construção de piscinas para satisfazer as reivindicações de grande número de associados.

Em julho daquele ano, iniciava-se o serviço de terraplanagem no local onde se encontra o atual parque aquático, cujo projeto previa a construção de uma piscina recreativa, outra infantil, vestiários femininos e masculinos, além de lanchonetes.

Apesar das dificuldades financeiras da época, em outubro de 1980 foi inaugurado o primeiro conjunto de piscinas do Assary Clube de Campo, deixando-o numa posição privilegiada perante os outros clubes da região e aí, sim, foi dado mais um passo para se elevar o Assary a clube de grande porte.

A nova sede social

Miguel Nunes Chaves, havia participado das AdminPanelinistrações anteriores e também tinha seus anseios, seus ideais a conquistar, como presidente e partiu para a remodelação do clube.

Uma das primeiras obras iniciadas foi a construção de muros e cercas por toda extensão do clube, dificultando assim a entrada de pessoas não sócias às dependências.

Foi feita também uma limpeza no lago e foram comprados barcos para passeios, dando então mais opção de lazer aos associados.

Foi também nesta AdminPanelinistração a primeira participação do Assary nos carnavais de rua, com a escola de Samba Acadêmicos do Lago.

Outro passo importantíssimo nesta AdminPanelinistração foi o início da construção da majestosa sede social, tendo sido escolhida uma área muito boa para isso e se constituiu uma das maiores de toda a região.

O novo visual do clube

Arvelino Trovó assumiu o clube com a responsabilidade de elevá-lo cada vez mais.

Com a sede social iniciada, nesta gestão, apenas foi terminado o projeto, um tanto arrojado para a época.

A partir daí, iniciou-se a demolição da antiga sede social e construção do conjunto poli-esportivo com quatro quadras, o que aumentou a área para a prática de esportes.

Tendo a sede terminada, partiu-se para a construção de grades e uma nova entrada para o Clube, dotada de uma jardinagem muito bonita, juntamente com a calçada em toda a extensão da frente.

Outra área muito bem aproveitada foi nos fundos do Clube, onde foram construídos quiosques e, com o aumento gradativo dos associados, forçou-se a diretoria a iniciar a segunda etapa do parque aquático.

Foram construídos mais duas piscinas recreativas, uma semi-olímpica, tobogãs, cascatas e uma piscina para a prática de biribol.

No término desta gestão, o Assary já era visto como um ponto turístico da cidade, pelo fato de estar com uma infraestrutura, pelo pouco tempo de existência, de se AdminPanelirar.

As grandes promoções

Paulino inicia seu mandato com a incumbência de terminar as obras iniciadas no parque aquático e sistema viário.

Constrói mais estacionamentos e conclui a colocação de grades em frente ao lago.

A partir daí, os projetos começaram a ser direcionados para a agilização de melhores acomodações na parte interna.

Na área de dinamização de serviços, houve mudanças boas como a implantação de microcomputadores.

O sistema elétrico também foi mudado com a construção de uma cabine de força e rede subterrânea, que deu outra estética ao sistema de iluminação externa.

A construção do novo campo de bochas e vestiários, com o acesso ao campo de futebol, tirou a sobrecarga dos vestiários da piscina, o que veio de encontro a necessidades visíveis.

Foi construída uma arquibancada lateral ao barranco do lago, visando a um melhor conforto aos pescadores.

Isso tudo veio se desenrolando com o tempo e a necessidade de ampliação do clube fez com que fosse comprada mais uma área (2,442 m2) retirando-se então a casa do zelador que era perto das piscinas e passando a ocupar um outro local.

Dai em diante o clube não parou mais de crescer estando hoje em plena atividade, com muito lazer e diversão para todos os associados e visitantes.

Presidentes

  • 1964 à 1974
    Abílio Calile
    (Fundador)
  • 1975 à 1977
    Moacir R. Contreiras
  • 1978 à 1980
    Darci Pereira de Moura
  • 1981 à 1983
    Miguel Nunes Chaves
  • 1984 à 1986
    Arvelino Trovó
  • 1987 à 1989
    Paulino Mateus Olgado
  • 1990 à 1991
    Arvelino Trovó
  • 1992 à 1993
    Waldir Ap. Petenucci
  • 1994 à 1995
    Roberto Dias
  • 1996 à 1997
    Domingos Mariotto
  • 1998 à 1999
    Douglas Gianoti
  • 1998 à 1999
    Darcy Quatrochi
  • 2002 à 2003
    Domingos Mariotto
  • 2004 à 2005
    Hermelindo Sartório
  • 2006 à 2007
    Sebastião Ventura C. Filho
  • 2008 à 2011
    João Sousa de Oliveira
  • 2012 à 2014
    João Carlos Victorino
  • 2015 à 2017
    Luiz Celso de Oliveira
    (Presidente em Exercício)

Seja Associado

Adquira seu título e aproveite também todas as vantagens de ser um associado Assary Clube de Campo.

Disponibiladade de títulos individuais, títulos familiares. Entre em contato, tire suas dúvidas e consulte as condições e falicidades de pagamentos.